Empreendedorismo em TI no dia do amigo

Boa noite pessoal,

obrigado pela movimentação por aqui nesta terça. Tenho muita vontade de ser mais regular e postar mais cedo, porém a regularidade continua sendo toda terça, antes da meia noite. Caso queira receber os posts assim que eles saem do forno, podem usar o google reader ou outro leitor e adicionar o toda terça na lista do seus feeds rss. Você pode se inscrever por e-mail e assim receber um e-mail assim que o post sair. Obrigado pelas visitas que tem crescido a cada mês. Claro que sua visita no blog diretamente é bem vinda sempre.

Introdução

Hoje eu queria falar da parte empreendedora de TI, mas com um sentido diferente voltado para o lado pessoal de cada um. Imagino que você tenha estudado em uma escola boa ou no mínimo razoável, que sempre tinha ao menos um professor herói que conseguia passar a matéria, entreter e manter-se motivado e motivar. Minha escola foi boa na minha opinião, mas acho que falta nas escolas abordar assuntos que vão além das matérias exigidas. Assuntos como educação financeira, planejamentos, administração do tempo, profissões, mercado, empreendedorismo, política, interação social, entre outros. Assuntos que aprendemos estudando por conta ou por que somos obrigados a vivê-los e aprender na prática.

Hoje eu queria falar da parte empreendedora de TI, mas com um sentido diferente voltado para o lado pessoal de cada um. Imagino que você tenha estudado em uma escola boa ou no mínimo razoável, que sempre tinha ao menos um professor herói que conseguia passar a matéria, entreter e manter-se motivado e motivar. Minha escola foi boa na minha opinião, mas acho que falta nas escolas abordar assuntos que vão além das matérias exigidas. Assuntos como educação financeira, planejamentos, administração do tempo, profissões, mercado, empreendedorismo, política, interação social, entre outros. Assuntos que aprendemos estudando por conta ou por que somos obrigados a vivê-los e aprender na prática.

Na faculdade que fiz tinha um professor muito louco de empreendedorismo. Ainda lembro de muitas coisas que ele falava, e da importância que devemos dar aos detalhes. Acredito como poucos que é possível aprender qualquer coisa, seja em TI ou não, e basta para isso a determinação e a motivação da pessoa.

Voltando ao empreendedorismo, abordo ele na prática de amigos, onde eles usaram do espírito empreendedor para poder solucionar dificuldades e medos pessoais.

História 1

Tive um amigo que chamei para trabalhar comigo há uns anos atrás, e ele estava morrendo de medo, dizendo que não sabia nada, que não ia passar, totalmente inseguro. Falei para ele ir e falar na entrevista que já havia trabalhado com as tecnologias que o serviço exigia. Isso era verdade, pois estávamos desenvolvendo um sistema juntos e tudo que era pedido na vaga estávamos usando. A parte complicada é que ele tinha pouco tempo de experiência, pouco mais de 3 meses não corridos trabalhando 4 horas por dia. Não indico quase ninguém para vagas, é muito difícil, muito mesmo. Já me chamam pra vagas cabeludas e não é todo mundo que posso indicar. Acontece que esse amigo realmente tinha o potencial necessário para a vaga. Não ia ser nada fácil, mas sabia que um dia ele daria conta, e deu mesmo. Hoje é ele que puxa a equipe e resolve grande parte dos problemas dos outros. Está lá há alguns anos, e eu não estou mais por lá. No início, ele não deixava quem conhecia do serviço em paz. Era o dia inteiro perguntando, tirando dúvidas, hesitando em fazer ou não algumas atividades, achando que niguém ia com a cara dele, teimando com algumas coisas e resolvendo um problema ou outro. Eu incentivava meu amigo dizendo para ele fazer, que ia ver depois, que não tinha o que se preocupar se desse errado. Mesmo assim, ele pegou outro para ficar questionando sobre como deveria fazer e perguntando como fazia tal serviço, etc. Perguntava tanto que o outro veio até me falar que não tava mais aguentando. Bom, falei com meu amigo e a partir daí, o trabalho dele fluiu melhor. Ele passou a andar mais sozinho e perguntar menos e depois de um tempo já estava ensinando os novatos.

História 2

Tem uma outra pessoa que trabalhava com TI, na programação de aplicativos. Não trabalhei diretamente com ela, mas acredito que seja bem responsável e detalhista. Ela conseguiu que eu desse um curso para ela e outras pessoas da empresa e agradeço a ela por isso, pois cresci tecnicamente e pessoalmente, pois a experiência de dar aula é algo que gosto e que pretendo melhorar. Bom, ela não sabia nada de inglês, e o material que tinha era todo em inglês. Como requisito na contratação do curso, era necessário que o material fosse em português, e eu traduzi o que tinha e dei o curso. Ela no entanto, continuou sem saber nada, nada mesmo. Ela então decidiu fazer um intercâmbio e aprender de vez. Passou um ano na Inglaterra, e pelo que lembro, ela dizia que era horrível no começo. Chegou em pontos em que os outros da turma dela a ignoravam por não conseguirem se comunicar com ela. Se sentia sozinha no meio de um monte de gente. Depois de uns 2 meses ela já se comunicava bem melhor, e no final do ano de intercâmbio estava conversando muito mais. O inglês é algo que é muito importante de se entender e aprender. A maioria da literatura de TI tem sua origem em inglês, e o mundo inteiro usa o inglês para trocar idéias. É quase que uma questão de sobrevivência nos tempos atuais. As vezes não é necessário no local onde você trabalha e nem exigido, mas acredito que você não irá ficar aí para sempre. Voltando a história dela, ela foi pra cima e decidiu que esse era o jeito dela aprender, e deu certo.

História 3

Uma outra história é de um amigo que veio de uma família humilde, onde na idade de trabalhar o pai dele dava o dinheiro da condução de ida e vinda, para que ele pudesse procurar emprego. Ele pegava o ônibus para o centro, procurava emprego o dia inteiro e voltava para casa a pé, pois o dinheiro da volta ele comprava um cachorro quente, a refeição do dia. Ele começou como digitador e hoje é um ótimo desenvolvedor. Não entrarei nos detalhes da carreira dele pois não conheço tudo, mas ele saiu de um estado onde muitos entram na vida fácil e curta e chegou onde está hoje. Aposto que irá muito mais longe ainda.

Moral das histórias

Todos podemos ser exemplos aos outros, e todos aprendemos com os amigos. Essas histórias são apenas algumas que conheço melhor, mas aprendo e aprendi com todos. Se você não está por aqui, não se preocupe, sempre há espaço para mais um. Dificilmente esqueço daqueles que passaram na minha vida e ficaram no pensamento.

Neste dia do amigo, deixo então a dedicação para todos os amigos que fiz graças a área de TI, e a todos que ainda farei.

Empreenda sempre na sua vida e domine seus medos e dificuldades.

Um abraço e até terça que vem.

Eder

2 Respostas

  1. Adorei o post de hoje, foi uma bela de uma homenagem aos seus amigos. Fora as histórias que são maravilhosas, é para nos espelharmos nessas histórias e acreditar que ainda existe uma luz no fim do túnel. Precisamos somente batalhar por isso.

  2. Fala meu amigo!!

    Mais um post bem interessante!

    Bem valido o q vc disse sobre a educação hoje. Realmente a escola peca em não preparar a pessoa para a vida. Muitos assuntos poderiam e deveriam ser abordados durante a epoca de colegio, mas infelizmente o ensino esta falido, principalmente quando, assim como eu, o aluno não teve a oportunidade de frequentar uma escola particular.

    Independente disso, acredito que o sucesso na carreira e na vida esta mto mais ligado ao perfil da pessoa. Apesar de não ter as melhores oportunidades, cada a nós nos esforçarmos para que possamos alcançar objetivos maiores.

    Muita coisa esta nas nossas mãos e temos que correr os riscos necessários para obter os resultados. Coragem, força de vontade e motivação =D

    Abraço!

Deixe um comentário