Lições que o blog ensina

Uma nota importante

Faaala galera, animados para o início do curso? Eu estou. Preciso explicar que apesar da urgência, semana passada pude me dedicar muito pouco ao andamento do curso, e quando mexia, estava enfrentando problemas em disponibilizar o material no GitHub, que consegui sanar hoje e tudo vai estar ser colocado lá. Se quiser acompanhar o andamento, pode me seguir ou adicionar os feeds do meu repositório. Preciso esclarecer também que tomei uma decisão estratégica em modular o curso em pequenas partes, com uma duração de meia hora, e desta forma ninguém precisa sacrificar o próprio tempo. Só peço que aguardem mais alguns dias e participem se possível, é tudo nosso! Obrigado pelo apoio e confiança depositados até o momento.

Review

O post de hoje é o vigésimo primeiro (contando os entreposts), e quero dizer que fui surpreendido com os benefícios que o blog trouxe para mim. Desde que comecei a escrever, tenho ficado mais satisfeito com o meu comportamento profissional e pessoal. Escrever um blog traz um auto conhecimento que não esperava, e fornece uma motivação surpreendente, pelo menos no meu caso. Não sei se é pelo teor do blog ou pelo simples fato de escrever, mas mexeu muito com o meu dia a dia. É algo que te força a fazer algo útil sempre.

A origem

No começo, a ideia foi simplesmente escrever para incrementar o currículo, pois queria uma visibilidade profissional maior. Como era solicitado por uma empresa que eu também tinha interesse, então pensei no nome, escrevi e publiquei. Mal sabia no que estava me metendo. Fiz um contrato com todos que passam por aqui por deixar o nome um tanto sugestivo. Confesso que apesar de ter facilidade em escrever, só isso não basta. E mais, isso não significa que é fácil escrever. Conforme os posts são publicados, recebo críticas e sugestões, que passam a fazer parte de uma preparação para os próximos posts. Como a intenção é sempre melhorar, a dedicação, o compromisso e o assunto escolhido são cada vez mais exigidos, gerando uma troca benéfica no fim das contas, apesar do esforço.

As visitas e as lições do blog

Mensalmente, o blog tem recebido em média 400 visitas, o que considero um bom número, já que a divulgação é muito precária e o conteúdo disponibilizado aqui é de TI e pra quem é da área de TI, mas não são assuntos técnicos. A ideia inicial era ter conteúdo técnico, mas o rumo foi bem diferente. Tenho que confessar que apesar dos posts de planejamento, o que aconteceu aqui foi puro impulso que deu certo graças aos feedbacks. E foi algo que aprendi com o blog, uma ideia é sempre uma ideia, e não vai a lugar nenhum se não a colocarmos em prática. Particularmente, as ideias borbulham na minha mente, mas nem sempre elas saem do papel.

Outro fato no blog é que descobri que as pessoas nem sempre estão interessadas no conhecimento, ou em participar de assuntos que eu estou, mas que muitas estão interessadas em saber como funciona a contratação PJ x CLT x CLT Flex. O post mais acessado do toda terça, no momento que escrevo, é o post que fala sobre os tipos de contratação. Nesta última semana, este post passou em número de visitas a página inicial, e tem praticamente um terço de todas as visitas do blog. Impressionante, pois achei que a busca pelo conhecimento fosse ao menos equivalente a saber como funcionam as formas de contratação. Agora um dado assutador para empresários, muitos que chegam ao post de contratação estavam pesquisando algo em relação a processar o empregador. Espertinhos não?

Também tive uma idéia que achei (e ainda acho) incrível, que foi de entrevistar pessoas que trabalham com TI fora do Brasil, para comentar um pouco da experiência, o que foi feito, expectativas e tal, e descobri que o que acho que vai ser legal para um montão de gente nem sempre é tão legal assim. Esses são posts que ficam com menos acesso. Talvez uma reformulada na propaganda resolva, mas só o tempo dirá. Trazendo isso ao mundo real, talvez as ideias que temos pareçam boas, ou mesmo visionárias, mas nem todos irão apreciar. Ou as vezes sejam boas demais a ponto de tornarem-se perigosas rs.

O retorno das pessoas também é muito legal. Devo confessar (ta parecendo um confessionário já) que estou devendo muitas respostas nos comentários, e que isso não me faz sentir bem. Aprecio muito cada comentário, e motiva muito quem escreve, sendo bom ou ruim. E visitar os outros blogs também é algo que fiquei afastado nestas últimas semanas. O tempo é pequeno em relação ao que me comprometo a fazer, o que tem como consequencia escolher sobre o que é possível fazer e ao que dar um pouco mais de prioridade. Aguardem que os comentários aparecerão. Mas muito obrigado, de coração, por quem passa lendo o blog deixando ou não comentários, você não é apenas um número e sim parte da motivação, e essa é uma lição que estou aprendendo, motivar e ser motivado, ou vice-versa.

Aprendizado

Aprendo muito escrevendo, pois alguns assuntos que não conheço profundamente me forçam a estudar e ir atrás de artigos e estudos, e foi o que aconteceu trazendo uma nova e viável perspectiva para mim que foi o caso de projetos open source, e disso nasceu projetos como a tradução do livro e do curso de Java dos quais tenho muito orgulho e que os que acompanham o blog devem estar cansados de saber disso, hehe.

Obrigado

Fica aqui meu muito obrigado a todos. Aconselho que você tenha um blog sim, e coloque o que quer que seja, mas tenha prazer em fazer isso, fica muito melhor. Acredito que o retorno é único para cada um, mas prepare-se, estaria mentindo se dissesse que é fácil. Dá trabalho, mas compensa.

Espero que tenham gostado e fiquem motivados a arriscar em um blog.

Comentem, questionem, bloguem.

Um abraço e até Terça que vem.

Eder.

3 Respostas

  1. Fala meu camagada! Tudo blz por ai?

    Eu andei um pouco sumido dos comentários, mas sempre que posso acesso o blog e leio seus posts sempre muito bem escritos e relevantes para profissionais de TI em geral.

    Eu particularmente me interessei muito sobre as experiencias de profissionais no exterior, e acredito que muitos outros tb compartilhem o mesmo interesse, portanto, por favor, continue 🙂

    Abraços!

  2. Oarabéns pelo o trabalho que vem fazendo. Não comento muito, mas sempre leio e acompanho e fico cada vez mais impressionada com os conteúdos. Parabéns

  3. Oei!!! Parabéns pelo o trabalho que vem fazendo. Não comento muito, mas sempre leio e acompanho e fico cada vez mais impressionada com os conteúdos e ansiosa para que chegue a próxima terça. Espero poder ajudar de alguma maneira. Parabéns beijos.

Deixe um comentário